Na última quarta-feira, 20 de janeiro 2022, Sonia Magalhães e Monique Medeiros, docentes do Instituto amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, apresentaram suas pesquisas para um conjunto de discentes, docentes e pesquisadores vinculados ao mestrado especializado ACTERRA das Instituições AgroParisTech/INRAE, em Clermont-Ferrand, na França. As apresentações se deram no módulo da formação de mestrado referente a « Abordagens participativas e projetos de território ». Com a exposição intitulada « Modalités de participation publique et conflits au Brésil », Sonia Magalhães compartilhou, de forma remota, suas pesquisas realizadas em Belo Monte, enfatizando a especificidade da participação de povos e comunidades tradicionais em contexto dos grandes projetos. Monique Medeiros, em sua palestra « Dynamique de la connaissance et de l'innovation autour de la construction de l'agroécologie brésilienne », de forma presencial, falou sobre seus trabalhos relativos à construção de conhecimentos e inovações agroecológicos no sul e norte do Brasil.
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Docente Monique Medeiros dialogando no evento / Foto: Acervo do PREFALC
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A participação das docentes do Ineaf nesse espaço está relacionada a uma missão científica que se dá no quadro de articulações de pesquisadores brasileiros, argentinos e franceses, em torno do projeto « Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France », financiado pelo Prefalc (Dispositif Regional de Cooperation Universitaire en Reseau France - Amérique Latine - Caraïbe). O projeto coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon, emergiu no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris, da qual pesquisadores e pesquisadoras do Ineaf fazem parte desde 2007. Ainda no quadro dessa missão institucional, Monique Medeiros (presencialmente) e William de Assis (remotamente) apresentaram características socioeconômicas, ambientais e culturais do município de Irituia, no Nordeste Paraense, onde os mesmos estudantes desse mestrado terão a oportunidade de passar 10 dias, colocando em prática metodologias participativas trabalhadas nesse módulo do mestrado. Essa oportunidade também acontecerá vinculada ao projeto financiado pelo Prefalc.
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Docente Sônia Magalhães em transmissão remota / Foto: Acervo do PREFALC
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O módulo, que teve início no dia 17 de janeiro, tem previsão de finalização no dia 28 do mesmo mês. Monique Medeiros segue presencialmente, em Clermont-Ferrand, junto com colegas franceses e argentinos, participando de demais atividades vinculadas à missão científica. Nessa oportunidade, decisões relativas à organização da nova missão científica em Irituia, Pará, serão tomadas de modo a preparar o acolhimento dos/das colegas e estudantes franceses em campo brasileiro. Ademais, pretende-se com essa oportunidade estreitar os laços interinstitucionais e refletir sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo, sobretudo, estudantes da graduação em Desenvolvimento Rural, da pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, docentes/pesquisadores do Ineaf, além de servidores técnicos.
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Docente Monique Medeiros fazendo sua apresentação / Foto: Acervo do PREFALC
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