UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS


Edital 1/2022


PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - 2022



A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) anuncia por meio deste edital a inscrição para a concorrência de bolsas de doutorado sanduíche no exterior, conforme EDITAL CAPES PDSE Nº 10/2022.


Por meio do Edital CAPES PDSE Nº 10/2022, a Capes tornou pública a seleção de discentes de doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Recomendamos a todas e todos os interessados que leiam a integralidade desse edital e atentem para as diretrizes nele expressas, bem como ao cronograma relacionado ao processo seletivo.

ACESSO O ARQUIVO AQUI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

 

INSTITUTO AMAZÔNICO DE AGRICULTURAS FAMILIARES

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

 

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) publica os calendário de oferta de disciplinas do primeiro semestre de 2022, obrigatórias e optativas para MAFDS e DAFDS.

Atenção: O período de matrículas no SIGAA/UFPA será de 14 a 17 de fevereiro de 2022. Qualquer dúvida, enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Calendário de ofertas de disciplinas do PPGAA 2022-1 (PDF)

 

Calendário de ofertas de disciplinas do PPGAA 2022-1 (Excel)

Na última quarta-feira, 20 de janeiro 2022, Sonia Magalhães e Monique Medeiros, docentes do Instituto amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, apresentaram suas pesquisas para um conjunto de discentes, docentes e pesquisadores vinculados ao mestrado especializado ACTERRA das Instituições AgroParisTech/INRAE, em Clermont-Ferrand, na França. As apresentações se deram no módulo da formação de mestrado referente a « Abordagens participativas e projetos de território ». Com a exposição intitulada « Modalités de participation publique et conflits au Brésil », Sonia Magalhães compartilhou, de forma remota, suas pesquisas realizadas em Belo Monte, enfatizando a especificidade da participação de povos e comunidades tradicionais em contexto dos grandes projetos. Monique Medeiros, em sua palestra « Dynamique de la connaissance et de l'innovation autour de la construction de l'agroécologie brésilienne », de forma presencial, falou sobre seus trabalhos relativos à construção de conhecimentos e inovações agroecológicos no sul e norte do Brasil. 

 

Docente Monique Medeiros dialogando no evento / Foto: Acervo do PREFALC 

 

 

A participação das docentes do Ineaf nesse espaço está relacionada a uma missão científica que se dá no quadro de articulações de pesquisadores brasileiros, argentinos e franceses, em torno do projeto « Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France », financiado pelo Prefalc (Dispositif Regional de Cooperation Universitaire en Reseau France - Amérique Latine - Caraïbe). O projeto coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon, emergiu no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris, da qual  pesquisadores e pesquisadoras do Ineaf fazem parte desde 2007.  Ainda no quadro dessa missão institucional, Monique Medeiros (presencialmente) e William de Assis (remotamente) apresentaram características socioeconômicas, ambientais e culturais do município de Irituia, no Nordeste Paraense, onde os mesmos estudantes desse mestrado terão a oportunidade de passar 10 dias, colocando em prática metodologias participativas trabalhadas nesse módulo do mestrado. Essa oportunidade também acontecerá vinculada ao projeto financiado pelo Prefalc. 

 

 

Docente Sônia Magalhães em transmissão remota / Foto: Acervo do PREFALC 

 

O módulo, que teve início no dia 17 de janeiro, tem previsão de finalização no dia 28 do mesmo mês. Monique Medeiros segue presencialmente, em Clermont-Ferrand, junto com colegas franceses e argentinos, participando de demais atividades vinculadas à missão científica. Nessa oportunidade, decisões relativas à organização da nova missão científica em Irituia, Pará, serão tomadas de modo a preparar o acolhimento dos/das colegas e estudantes franceses em campo brasileiro. Ademais, pretende-se com essa oportunidade estreitar os laços interinstitucionais e refletir sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo, sobretudo, estudantes da graduação em Desenvolvimento Rural, da pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, docentes/pesquisadores do Ineaf, além de servidores técnicos. 

 

 

Docente Monique Medeiros fazendo sua apresentação / Foto: Acervo do PREFALC