Em termos de Laboratórios, o Programa conta com o apoio principalmente da Embrapa Amazônia Oriental, tanto na capital, como no interior, em Altamira. No interior do Estado, a Embrapa dispõe na Transamazônica de dois campos experimentais, onde são desenvolvidas pesquisas aplicadas principalmente ligadas à produção vegetal, notadamente sobre sistemas agroflorestais, culturas de ciclo curto e/ou voltadas para fins industriais, cujas instalações podem ser utilizadas tanto para pesquisa experimental como atividades didáticas. Em Tomé-Açu, os estudantes dispõem de campo experimental e conexões com produtores, acionados durante a disciplina de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais. Em Belém, os laboratórios da Embrapa disponibilizados são:

 

Laboratório de Agroindústria

Descrição: Trabalha com análises de caracterização física, química, físico-química de matérias-primas e produtos de origem vegetal, desenvolvimento de produtos e processos agroindustriais e com análise sensorial de alimentos e análises microbiológicas.

 

Laboratório de Análises de Sistemas Sustentáveis

Descrição: Integra laboratórios de Solos e de Sensoriamento Remoto, e atua na quantificação e qualificação dos impactos das atividades agropecuárias nas bacias hidrográficas; os impactos das mudanças climáticas na agricultura; emissões de gás carbônico de atividades agropecuárias; e a dinâmica de uso da terra na Amazônia.

 

Laboratório de Botânica

Descrição: Atua na identificação botânica (plantas e madeira), inventários florísticos e disponibiliza virtualmente seu acervo científico (herbário e xiloteca).

 

Laboratório de Entomologia

Descrição: Pesquisas com insetos-praga e benéficos (polinizadores e inimigos naturais) associados a culturas agrícolas e essências florestais na Amazônia Oriental.

 

Laboratório de Fitopatologia

Descrição: Realiza análise clínica de doenças de plantas via testes biológico, sorológico (ELISA) e molecular (PCR e sequenciamento de DNA). Realiza prospecção e análise de compostos bioativos provenientes de plantas para o controle de fitopatógenos, além da prospecção e análise de microrganismos antagonistas potenciais para o uso no controle biológico de doenças importantes para o Estado do Pará.

 

Laboratório de Informática

Descrição: Voltado aos alunos regularmente matriculados nos Cursos do PPGAA. Atualmente possui estrutura para atender à pesquisa e desenvolvimento de projetos dos discentes, como também pode ser requisitado pelos docentes para aplicação de aulas práticas com o uso de softwares de análise de dados científicos. Para uso do laboratório o discente deve requisitar seu cadastro na secretaria do PPGAA.

Atualmente o Laboratório disponibiliza: 12 computadores com Processadores Pentium Dual-Core / 4GB RAM;01 Scanner para digitalização de documentos; Software Livre de Geoprocessamento– QuantumGIS; Softwares de Análise de Dados Estatísticos - BioEStat 5.0 e IBM SP5S SATISTICS 20; Pacote de Edição de textos, elaboração de planilhas e apresentações; Leitores de PDF; Sinal de Rede Wireless / UFPA Visitantes e Institucional (CTIC) e Rede Interna do NCADR.

Para instalação de outros Softwares Livres ou demos, ou aquisição pelo NCADR, informar ao bolsista responsável pelo laboratório por meio de e-mail a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando as necessidades da pesquisa para encaminhamento e avaliação da Direção do NCADR.

Para apoio às atividades de Pesquisa de Campo ficam disponíveis para empréstimo, após assinatura do termo de responsabilidade, alguns equipamentos, como: GPS Garmin; Gravadores de áudio digitais; Câmeras Fotográficas Digitais; Bússolas.

 

Laboratório de Sementes Florestais

Descrição: Realiza análises de rotina para determinação da qualidade das sementes por meio da porcentagem de pureza, germinação, umidade e número de sementes por quilograma com base nas Regras para Análise de Sementes (RAS); desenvolve pesquisas para extração e/ou beneficiamento de frutos e sementes, conservação do poder germinativo, do comportamento fisiológico durante o armazenamento, e de novos métodos de análises. Estuda os aspectos ecológicos que envolvem o processo de formação das sementes florestais como a fenologia reprodutiva; treinar pessoal técnico nas áreas de seleção de árvores matrizes, coleta, utilização e conservação de produtos não madeireiros, germinação, armazenamento de sementes e produção de mudas para apoiar projetos de conservação e recuperação de áreas degredadas; desenvolve e executa projetos de pesquisa visando ao desenvolvimento de métodos para análise de espécies florestais nativas, conservação, sanidade e vigor dos lotes de sementes.

O Programa conta com uma casa na Embrapa que é utilizada para reuniões, defesas de dissertações e aulas. No contexto do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da UFPA, onde está sediado o PPGAA, tem a disponibilidade de um laboratório de informática. Além dessa infraestrutura já mencionada, os professores utilizam outras instalações da UFPA, como o Herbário do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).